Alunos de escola municipal de Camamu aprendem a cuidar melhor do meio ambiente

 

O projeto Embasa na Escola iniciou suas atividades no município de Camamu, no baixo sul do estado, a 300 quilômetros de Salvador. Os 139 alunos da  Escola Municipal Professora Áurea Cruz Ferreira assistiram a uma palestra, ilustrada com vídeos, sobre noções básicas de saneamento básico e o uso racional da água. Divididos em dois grupos  - um pela manhã e outro à tarde -, os estudantes, que cursam do 2º ao 5º ano do ensino fundamental,  tiveram uma visão dos serviços prestados pela Embasa, desde a captação até a distribuição final da água em cada residência.

 

O Embasa na Escola vai desenvolver uma série de ações socioambientais com os estudantes, professores e pais, possibilitando a ampliação da compreensão e da responsabilidade de todos com o meio ambiente. Estão programadas uma série de atividades, inclusive visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) até o encerramento do projeto, previsto para dezembro.

 

A coordenadora pedagógica Emília Pires de Souza Cardoso elogiou a iniciativa da Embasa, observando que a atividade aprofunda os temas já trabalhados com os alunos nas aulas de Ciências. Já a professora Rita Marli Tavares Souza ressaltou a construção conjunta, com os técnicos da Embasa, dos temas e a metodologia usada nas atividades. A Escola Professora Áurea Cruz fica na avenida Vasconcelos, onde atualmente a Embasa intensifica o trabalho de ligações intradomiciliares à rede de esgoto do entorno do Conjunto Habitacional Mutirão, única área de Camamu que dispõe de tratamento sanitário.

 

A assistente social Thaíse Dias, da Unidade Regional da Embasa de Itabuna, observou que as apresentações também privilegiam o lúdico como forma de favorecer o aprendizado, daí a inserção de vídeos que falam sobre o meio ambiente numa linguagem acessível às crianças. Além disso, busca-se também a interatividade e, ao final das apresentações, os alunos respondem a uma “cruzadinha” sobre as questões abordadas.

 

Em 2010, Camamu foi contemplado outra ação da Embasa: o Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMMS), que capacitou entidades e lideranças comunitárias para a construção de um plano municipal de saneamento. Para Thaíse Dias, o Embasa na Escola dá continuidade ao trabalho de sensibilização feito anteriormente.